quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Com o passar dos dias os analgésicos deixaram de ser suficientes e uma nova “amiga” passou a fazer parte dos meus dias: a bolsa térmica.
Depois da fratura acidental durante a biopsia, o tumor começou a crescer muito rápido e passou a comprimir meus nervos. A dor, que era inicialmente no ombro, passou a ser irradiada para o antebraço (músculo flexor ulnar do carpo e ancôneo) e dedos anelar e mínimo.

Amigos, antes de mais nada, gostaria de lembrar que eu não sou médica e compartilho a minha experiência com o intuito de ajudar as pessoas, mas não indico tratamento para ninguém... Por isso, por favor, antes de utilizar qualquer medicamento ou terapia, consulte o seu médico, cada caso é um caso e talvez o que foi bom pra mim, pode não ser o mais aconselhável para você, como é o caso do uso de bolsas térmicas.

“A termoterapia superficial é contra-indicada, quando aplicada diretamente sobre as áreas de tumor maligno. A vasodilatação provocada pelo calor superficial pode apresentar riscos na disseminação de células tumorais por via sanguínea e/ou linfática. Pelo mesmo motivo, estão contra-indicadas todas as formas de calor profundo (ondas curtas, ultra-som e laser), onde o aumento do metabolismo local gerado pelo calor pode disseminar as células tumorais  neoplásicas.”
Explicando de forma bem simples, não é recomendado fazer o uso de calor na região do tumor, porque a quantidade de sangue na região aumenta... Dessa forma, acaba “alimentando” o tumor, facilitando o seu crescimento e propagação pelo corpo.
“A crioterapia deve ser evitada onde não existe integridade sensorial, em casos de alergia ou intolerância ao frio, comprometimento arterial periférico, em casos onde o tumor compressivo pode estar causando diminuição da circulação local e em regiões de tratamento com radioterapia.”
Bom, no meu caso, eu tinha as duas contra-indicações, por ser um tumor e por ser compressivo, mas eu entrei em contato com o meu médico e ele liberou o uso da bolsa térmica apenas na região do antebraço.

A “querida” bolsinha passou a fazer parte de mim e as pessoas da minha casa faziam revezamento para esquentar a água. Ela foi usada tantas e tantas vezes que furou e mais tarde nós tivemos que comprar outra e quando a nova chegou, foi como se eu tivesse ganhado uma casa da barbie aos 6 anos de idade.
 Apenas água fervendo aliviava a minha dor. Eu só conseguia dormir agarrada a tal bolsa fervendo e no meio da noite, quando ela começava a esfriar, eu acordava. A casa toda passou a dormir mal, madrugadas em claro passaram a ser mais frequentes e sempre tinha alguém cochilando a beira do fogão. A cada duas ou três horas alguém levantava das cobertas quentinhas e cambaleava com a bolsa morna nas mãos e quando todos finalmente dormiam exaustos, eu ficava me sentindo mal em ter que acorda-los novamente, dai eu fazia uma forcinha e esquentava eu mesma. Era como ter um recém-nascido em casa. Sempre que saiamos, tinha que levar uma bolsinha com dezenas de remédios, tipóia, a bolsa térmica e uma canga de praia que eu havia comprado no Rio de Janeiro e dado a minha mãe de presente, mas na ocasião servia para envolver a bolsa térmica, para pelo menos não arrancar a minha pele fora! rs E a minha mãe, coitada, achando que já tinha duas filhas criadas em casa e que essa fase de fazer necessaire de bebê para levar para rua já tinha passado. Doce ilusão.
Mais tarde, essa bolsa me deixou marcas, no sentido literal da palavra.



A querida bolsa térmica

Flagrante de soneca rara

A canga que mudou de profissão. (Estampa maravilhosa, com certeza não foi por acaso!)



Beijo, Rebecca.

16 comentários:

  1. Não conseguir acabar com a dor era meu pior castigo, te ver sofrer com ela me fazia sentir a pessoa mais impotente do universo. Acho que faria qualquer coisa pra te livrar daquele sofrimento...Realmente, foi a pior fase, dor e incerteza do que estava a nos esperar........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas passou rapidinho não foi mamy? E a gente ainda conseguia dar risada! As enfermeiras do Português que o digam! Te amo lindaaaa! Minha melhor amiga! Você sem dúvidas foi quem caminhou ao meu lado todo tempo! Te amo, te amo e te amo!

      Excluir
  2. Eu cheguei um dia na casa de Tia Lene... e te vi tentando deitar... ou se ajeitar para conseguir tirar um cochilo... e todos pegando remédios e tentando te confortar de algum jeito... e te digo q, só naquele dia, minha preocupação era tanta em tirar um pouquinho a sua dor, q só imaginava sua família em sua casa sentindo todos os dias o q senti naquele momento... pq as pessoas q amamos são as pessoas que JAMAIS vamos aguentar ver sofrendo (sentindo dor) e chorando. Lindo demais sua história... estou amando ler... pq mesmo convivendo e sabendo através de Tia Lene como vc tava... agora posso saber tudo q se passava ao seu redor e como vc foi uma guerreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gau! Obrigada amor... você sempre se preocupou e esteve presente durante todo o tratamento.
      Realmente houve muitosss episódios desse na casa de tia Lene... Tem várias fotos minhas embolada no sofá cochilando. rs
      E acredite Gau... tão ruim quando vocês me verem sentindo dor... era eu ver vocês aflitos e sem saber o que fazer. É uma situação horrível, mas graças a Deus já passou! :D
      Beijo grande coisa linda!

      Excluir
  3. Nem sei o que falar... Imagino a aflição da tua família!! E o mais maravilhoso de tudo, é que sempre que falava com tua mãe ela transmitia uma fé tão grande que não nos deixava imaginar tamanho sofrimento... Só tenho a agradecer a Deus por ter acabado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Thai... nem fale! Minha mãe foi muito forte... quase a mulher maravilha, rs! Só pode ser coisa de Deus mesmo... Obrigada minha amiga! Beijo grande!

      Excluir
  4. Essa fotinha eu capturei... beijo Te amo.

    Yuri Farias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crédito ao fotógrafo que deu vários flagras das minhas sonequinhas! Sou apaixonada por ele! Obrigada por tudo lindo! Te amo

      Excluir
  5. Rebecca, sua história é muito emocionante.
    Que Deus ilumine seus caminhos hoje e para todo sempre.
    Esta sua atitude é muito bela, e com certeza vai ajudar muitos outros que passam pela mesma situação.
    Muitas felicidades para você, garota abençoada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Helô! Amém! Que Ele te abençoe tb!
      Tomara que possa ajudar mesmo! Assim como vários blogs me ajudaram durante o meu tratamento!
      Beijo grande querida!

      Excluir
  6. Não a conheço pessoalmente apesar de sermos da mesma cidade, mas me senti próxima após ler o que escreveu. Você realmente nos permite "sentir" um pouco da sua experiência, e isso nos enriquece um pouco diante da vida.
    Muito obrigada pela generosidade de compartilhar conosco a sua história.
    E que DEUS continue te guiando e te carregando no TEU colo hoje e sempre!
    (Gisa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisa! Capaz da gente já ter se batidos algumas vezes por ai! rs
      Que isso querida, não precisa agradecer... eu que agradeço a vocês por acompanharem o blog e tirarem um pouquinho do tempo de vocês para saber da minha história. Amém e amém! E que nosso Pai te cuide tb! beijoca!

      Excluir
  7. Incrível como suas palavras conseguem sensibilizar qualquer que seja o leitor. Sem ser necessário usar nenhum tipo de drama ou expor alguma fraqueza, mas passando nada mais do que a realidade. O dom de transformar uma história triste em algo bonito te acompanha em cada palavra, a sabedoria em como usá-las é o que torna sua história um incentivo para quem passa pela mesma situação e uma lição para aqueles que desistiram diante de algo muito menor. Textos e mais textos, emoções e situações diferentes em cada. Quem leu o seu primeiro capítulo sem dúvidas acompanhará toda essa história sem fim, como se fosse um livro escrito em partes, sem um desfecho final.
    Parabéns por cada conquista. Sempre acreditei em você, torço para que tudo em sua vida dê certo.

    Se cuida pequena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii! Quem é? Fiquei curiosaa! Mais com certeza é uma pessoa muito querida!
      Obrigada! De verdade! Tomara que todo mundo continue acompanhando mesmo e que possa ajudar alguém a levar o câncer de uma forma mais leve!
      Não deixe de aparecer por aqui! Mas da próxima me fala quem é! rs Beijo grande!!

      Excluir
  8. Rebecca, foi por acaso que encontrei o seu blog, e venho acompanhando suas atualizações nas ultima semanas ... Que incrível a forma como você conta sua história, parabéns mesmo pela ideia de tirar dessa experiência de dor, uma forma de confortar e dar coragem à quem passa por isso.
    Te conheço apenas de vista, mas me encantei pelo seu blog de tal forma, que precisava deixar aqui o meu comentário e os meus votos de que Deus continue te abençoando cada dia mais e use você como meio de reforçar a fé de outras pessoas.

    Um beijo !

    ResponderExcluir
  9. minha pequenaaaaaaaaaaaaa, dando uma passada aqui que é de leiii!! tava atrasada nos posts mas agora ja estou atualizadissima! te amo amiga querida de anos! minha XG

    ResponderExcluir

Instagram

Instagram

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Facebook


Busca!